FALE CONOSCO!

A menopausa acelera o envelhecimento da pele? Saiba como reverter os danos!

A menopausa acelera o envelhecimento da pele? Saiba como reverter os danos!

Se você é mulher e tem entre 45 e 55 anos, pode estar passando por uma das etapas mais delicadas da sua vida: a menopausa. Conhecida por alterações hormonais, esta fase pode impactar diversas áreas do corpo feminino, inclusive a pele, o que muitas vezes significa um grande impacto na autoestima e no bem-estar da mulher. 

Menopausa é período após 1 ano sem menstruar, onde acontece o término da ovulação e o ovário não produz mais estrogênio e progesterona. O período que antecede a menopausa, que é chamado climatério ou transição menopausal, é a fase que acontece 2 ou 3 anos antes da menopausa que cursa os ciclos irregulares da menstruação. 

O envelhecimento da pele acelera na menopausa, intensificando os 5 principais sinais do envelhecimento visíveis nesta fase: rugas, flacidez, perda da densidade, tom irregular e pele seca. 

Você sabe o que esperar da sua pele no período da menopausa? 

Durante a menopausa, a mulher sofre uma aceleração na degradação de colágeno e elastina, que são substâncias presentes na pele e que dão firmeza e elasticidade. Além disso, ocorre a diminuição das glândulas sebáceas, a pele fica mais seca, fina e fragilizada.

No entanto, é importante frisar que cada organismo é único e, por isso, nem todas sentem a menopausa da mesma maneira. Entretanto, o ideal é estar preparada para esse momento tão particular. 

Cuidados preventivos como o uso de nutricosméticos e a suplementação individualizada; hidratação e proteção solar, podem reduzir os impactos dos sintomas da menopausa da pele, trazendo benefícios para a saúde e devolver o viço e aspecto saudável perdidos. 

Procedimentos estéticos que estimulem a produção de colágeno, podem ser um grande aliado na reversão dos sinais da menopausa na pele. No entanto, apesar da praticidade e ação rápida dos procedimentos estéticos, eles devem ser associados com uma rotina de skincare e suplementação oral individualizada, para otimizar e manter os resultados por mais tempo, utilizando os produtos certos, é possível notar a diferença no dia a dia, potencializando e até mesmo prolongando os efeitos dos tratamentos feitos na clínica ou consultório dermatológico. 

O ideal é utilizar produtos tópicos e orais que contenham ativos antiaging, como o caso do ácido hialurônico e vitamina C tópica; e no caso da suplementação, o colágeno específico para a pele VERISOL® e silício orgânico estimulam a produção de colágeno endógeno, com resultados satisfatórios após um curto período de utilização, como mostram diversos estudos científicos. 

O segredo é a prevenção, o quanto antes melhor: se você já tem 30 ou mais a hora é agora! Quanto mais cedo você iniciar os cuidados tópicos e orais visando a saúde da pele, menos ela sofrerá com os impactos no período do climatério e menopausa. 

Referências consultadas: 

www.vichy.com.br

www.dermaclub.com.br

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como podemos ajudar?