FALE CONOSCO!

O que acontece quando dormimos mal? Qual o impacto disso na nossa saúde?

O que acontece quando dormimos mal? Qual o impacto disso na nossa saúde?

A falta de sono é extremamente prejudicial para o corpo, o cérebro e a produtividade em todas as fases da vida. Se você não tem qualidade de sono, você não tem saúde! 

É durante o sono que todos os sistemas do nosso organismo se recuperam e repõem o que foi perdido durante o dia, além de relaxar e descansar a mente. Quando dormimos mal, o corpo é afetado e abre brechas para diversas doenças como Alzheimer, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, depressão; além de afetar o sistema imunológico facilitando o surgimento de gripes, alergias e resfriados. 

As funções mais complexas do nosso cérebro como: pensamento racional, resolução de problemas, organização, memória e planejamento – são bastante impactadas pela quantidade e qualidade do sono. 

Outro fato é que o sono não pode ser recuperado. Você não pode acumular uma dívida do sono e pagar depois, infelizmente. De nada adianta dormir pouco durante a semana e achar que pode recuperar isso no fim de semana. Sendo assim, mudar hábitos é fundamental. 

A higiene do sono é dotada de mudanças e organização de hábitos e atividades buscando um sono reparador. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você começar a implementá-la na sua rotina e conquistar um sono de qualidade e uma saúde plena. 

Mantenha horários

O seu despertador sempre toca no mesmo horário pela manhã, certo? Pois saiba que é importante também manter uma rotina na hora de dormir, porque isso ajuda a regular o sono. O ideal é deitar-se e levantar no mesmo horário todos os dias, respeitando pelo menos 8 horas de sono por noite. Se dormir durante o dia, tente que não seja mais que 30 minutos para não interferir no seu sono noturno. 

Evite barulhos e iluminação!

Qualquer barulho por menor que seja, atrapalha muito a qualidade do sono. Tente fazer com que seu quarto seja um ambiente agradável, bem arejado, evite bagunça ou qualquer fator que possa afetar o sono. 

Da mesma forma, muitas pessoas não gostam de dormir no escuro, mas saiba que ele é fundamental para liberação do hormônio que ajuda a dormir, a melatonina. Por isso, não utilize eletrônicos antes de dormir, como: celular, computador, TV, videogames e demais aparelhos, pois eles transmitem uma luz muito forte e nosso cérebro interpreta como se fosse dia. 

Exercícios físicos

Estudos comprovam que as pessoas que se exercitam com frequência, não só dormem melhor, como também tem mais disposição e menos sintomas de depressão. No entanto, o ideal é não fazer exercícios no período da noite, porque para entrar no processo de relaxamento que levará a um boa noite de sono, o cérebro precisa se desligar de coisas que o estimule. 

Gerencie os pensamentos

Tente não pensar em problemas, planejar ou repassar as coisas enquanto deitado, esses pensamentos causam agitação e ansiedade, e prejudica a qualidade do sono. 

Seu corpo e mente realmente precisam descansar para aguentar a correria do dia a dia para que você consiga ser uma pessoa produtiva. 

Evite café ou reduza a ingestão de cafeína e estimulantes 

Se você ingere café, bebidas ou pré-treino que contenha cafeína ou outros ativos estimulantes, evite consumi-los após as 17 horas. A cafeína estimula, dá energia e pode atrapalhar muito você durante a noite. 

Procure estabelecer uma rotina e já ao fim do dia comece a desacelerar para contribuir com uma excelente noite de sono! Seu corpo e mente agradecem!

Você já estava atento aos principais fatores que atrapalham a qualidade do sono? Conta para a gente aqui nos comentários! 

Para mais conteúdos como este, assine a nosso newsletter e fique sempre por dentro das novidades! Nosso blog está repleto de informações que podem te ajudar a conquistar uma vida com mais saúde.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como podemos ajudar?